• ABIEA

TERPHANE - Uso de Liner PET em Estruturas de Autoadesivos


Terphane contribuiu para a discussão técnica do ROAD SHOW ABIEA em Caxias do Sul apresentando dados do mercado sul-americano e mundial de liner para autoadesivos, seu produto desenvolvido especialmente para este mercado – Terphane 15.87L – e os diferenciais de uso.

Mercado mundial de Liners para autoadesivos

O uso de filmes para o mercado de autoadesivos, principalmente PET, cresce ano a ano e o mercado latino-americano é responsável pelo consumo de 7% da quantidade usada atualmente no mundo. Na região, do total de materiais para liner, papel glassine é o mais usado (52%), seguido de outros papéis (39%); os filmes (PET e BOPP) participam somente com 9%.

O crescimento esperado do mercado de liners autoadesivos na América Latina é 3% ao ano. Nesse mercado, o consumo de etiquetas é responsável por 66%, seguido de higiênicos (14%), artes gráficas (9%) e outros usos - fitas, médicos, industrial, envelopes – (11%).

A força-motriz de crescimento deste setor está associada à necessidade de atração de novos consumidores, o que ocorre pelo uso de efeitos visuais de impressão e uma variedade de acabamentos.

Nas regiões onde o uso de autoadesivos já se encontra em um estágio maduro (América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico), o uso de filmes é mais difundido. Por isto, mundialmente o uso de uso de liner filme está ao redor de 17%.

Além disto, a demanda por esse tipo de estrutura cresce a taxas mais altas que papel.

Fonte: AWA

Características e diferenciais do PET Terphane 15.87L

Disponível nas espessuras 23 e 30 m, é um filme altamente transparente e que tem maior resistência térmica para suportar o processo de siliconização, principalmente solventless. É um material que resiste mais à batida da faca de corte, o que minimiza o rompimento do liner, seja no processo de conversão ou no de rotulagem.

Sua altíssima resistência mecânica permite que a velocidade de rotulagem seja mais alta, pois o processo é mais estável pela capacidade que o filme tem de suportar o tracionamento nas máquinas rotuladoras e, também, de manter a performance mesmo com a variação de umidade do ar.

O custo da estrutura de autoadesivo é mais baixo, já que se aplica de 38 a 50% menos silicone, gerando redução de 15 a 25% no seu custo em relação ao papel glassine.

O uso de Terphane 15.87 diminui a probabilidade de vazar o corte no processo de conversão.

Em uma realidade de mercado com crescimento de 5% ao ano e investimentos crescentes em máquinas rotuladoras, Terphane 15.87 propicia aumento de produtividade nos processos de conversão e rotulagem; as bobinas de autoadesivos com este liner têm em média 20% a mais de rótulos, com o mesmo diâmetro de uma bobina com liner glassine 60 g/m².

A menor gramatura do filme em relação ao papel glassine reduz também o custo de frete, pois se transporta mais material na mesma cubagem.

As principais aplicações são rótulos autoadesivos para produtos alimentícios e home care (com frontal papel ou filme), rótulos autoadesivos para produtos de cuidado pessoal, usuais e, principalmente, no label look, e etiquetas autoadesivas para impressão de dados variáveis.

Sustentabilidade

O liner PET Terphane 15.87 é utilizado como uma alternativa sustentável ao liner papel por dois motivos:

1º - o consumo de material é praticamente reduzido à metade para que seja produzida a mesma quantidade de rótulos. Por exemplo, para 100.000 m² de estrutura de autoadesivo, deixa-se de consumir 2,8 ton de matéria-prima;

2º - o filme, mesmo estando siliconado, tem a possibilidade de ser reciclado. Para um consumo mensal de 100.000 m²/mês, significa 6 toneladas a menos de resíduos que seriam destinadas a aterros sanitários.

0 visualização

SEJA NOSSO

ASSOCIADO

FALE

CONOSCO

TRABALHE

CONOSCO

LIGUE PARA

ABIEA

Tel.: 11 3288-0508 ou 3284-7247