O que você faria diferente da próxima vez?
*Por Rafael Borges – Flexo in Foco.
Perguntas são poderosas quando se sabe onde quer chegar e devem ser feitas da maneira correta, dentro de um contexto justificável. São elas que geram a força motriz em nossas mentes, e nos impulsionam a grandes mudanças. Diante desses fatos, fazemos para você a seguinte pergunta: o que você faria diferente da próxima vez?
Assim que a pergunta estiver compreendida, precisamos fazer uma análise dentro do contexto fabril, de uma forma ampla.
Não há maneiras seguras de desenvolver ideias assertivas sobre o que é necessário mudar no processo de fabricação, se esses pensamentos não forem fragmentados em micro ideias, pois, apenas dessa forma, poderão ser analisados, justificados e colocados em prática.
Geralmente, as necessidades de mudanças nos processos de fabricação não significam que algo de errado esteja sendo feito, mas sim, que existe a necessidade de aprimorar as práticas de fabricação. Lembrando que a modernização não se refere apenas às máquinas e equipamentos para conversão dos insumos, mas também para as pessoas.
Razões que impulsionam a mudança
Vou destacar 4 razões que geralmente servem como “motores de busca” poderosíssimos, impulsionando a motivação necessária para descobrir o que deve ser feito de diferente na próxima vez:
1. Falta de desempenho: quando o processo não atende as metas propostas, além de gerar perdas que excedem o estabelecido;
2. Defasagem tecnológica: quando a empresa percebe a necessidade de atualização tecnológica e modernização das práticas fabris;
3. Novos nichos de mercado: produtos ou serviços estão em constante mudança. É necessário a amplificação dos horizontes de possibilidades, com a tecnologia (humana/ máquinas e ferramentas) disponível na empresa;
4. Pressões mercadológicas: o encurtamento das fronteiras nas tratativas comerciais tem levado empresários a buscarem soluções logísticas para aumento do alcance de vendas e proteção de seus mercados.
Não existe uma única abordagem para a reformulação do mindset. É preciso ter novas perspectivas, gerar novas ideias e possibilidades através da reflexão contextualizada em sua capacidade de ação no dia que chamamos de "hoje", amplificando seu poder de alcance para o "amanhã".
Forte abraço.
*Rafael Borges é especialista em sistemas de impressão flexográfica banda média/estreita e
consultor, atuando no mercado há 28 anos FLEXO IN FOCO